sábado, 26 de junho de 2010

Parlendas na Educação Infantil

Parlendas são gêneros que fazem parte da tradição oral, em sua maioria de domínio público, e se caracterizam por uma forma breve, rimada, ritmada e repetitiva, nem sempre com significado lógico. Podem apresentar, por exemplo, uma série de imagens associadas que obedecem ao senso lúdico ou um diálogo inusitado no qual predomina a sonoridade e não a coerência.

Como o ritmo é um componente forte nas parlendas, o texto normalmente possui movimento e convida à brincadeira corporal: gestos costumam acompanhar a recitação desses textos e este é mais um atrativo para as crianças pequenas.

Dicas de livros:

Salada, saladinha: Parlendas
Maria José Nóbrega e Rosana Pamplona (organizadoras)
Ilustrações de Marcelo Clipis
São Paulo: Editora Moderna, 2005

Quem canta seus males espanta 2: mais músicas, parlendas, advinhas e trava-línguas
Coordenado por Theodora Maria Mendes de Almeida
Ilustrado por várias crianças
São Paulo: Editora Caramelo, 2000

O que há de comum nos dois livros: brevidade, texto dialogado no qual predominam a simplicidade do vocabulário, sonoridade expressa pala rima, predomínio da repetição e a enumeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário